Ajors Sign

Afinal, adquirir um software de gestão é um custo ou um investimento?

Software de gestão é luxo, um custo dispensável, ou investimento necessário? Essa dúvida permanece em muitos que entram em contato com as ferramentas tecnológicas de gestão pela primeira vez. Antes de qualquer coisa, toda empresa busca gastar o mínimo possível para obter lucro, e isso não é errado.

Por causa disso, um software não relacionado diretamente com o operacional parece um conforto, uma despesa que apenas grandes empresas conseguem adquirir. Mas não é tão simples assim. Para resolver essa questão, vamos falar sobre as utilidades do software de gestão e sua capacidade de retorno financeiro. E, assim, decifrar se é este um custo ou um investimento para o seu negócio:

Custo que economiza

Implementar um software de gestão tem seu valor. Mas isso não necessariamente é uma coisa negativa. Para toda melhoria, é preciso começar com um investimento. Consequentemente ele trará um retorno que não só pagará o custo inicial como vai gerar benefícios financeiros constantemente e continuamente. É isso que os softwares de gestão promovem.

Esse tipo de sistema auxilia diretamente as finanças e permite um controle melhor sobre o fluxo de caixa. Processos repetitivos são automatizados e as contas feitas automaticamente. Como resultado, ele fornece cálculos mais precisos e uma diminuição considerável na quantidade de erros. Certamente não existem dúvidas de que equívocos, especialmente na área financeira, podem ser prejudiciais a um negócio em crescimento.

Por mais que tenha sua maneira de fazer o controle financeiro, nada se compara com a exatidão de um software de gestão. Os orçamentos são muito mais precisos do que as velhas tabelas de Excel. Consequentemente, é mais simples ter visão completa dos dados da sua empresa, todos agrupados em uma plataforma. Com a automatização, é possível comprar materiais sem falhas na estimativa.

Dessa forma, é evitado o desperdício, a margem de lucro se torna maior, e cortar gastos em tempos de crise é igualmente facilitado. Tudo isso, em conjunto, se traduz em economia direta para a empresa, praticamente sem esforço. Os resultados podem não ser instantâneos, já que demandam um processo de transição, mas são certeiros.

Gestão como investimento de competitividade

Você sabia que um controle financeiro adequado pode aumentar sua competitividade no mercado? Pois isso é possível, com um software de gestão. Uma vez que todas as informações estão numa única plataforma, é mais simples e eficaz tomar decisões. Sua empresa pode ser uma pequena loja ou então um negócio com várias filiais, em todo caso terá o mesmo nível de controle.

Uma vez que esses programas podem funcionar em tablets e smartphones, é possível fazer isso de qualquer lugar. Resolver problemas a qualquer momento, tomar decisões rapidamente, fazer orçamentos remotamente, etc. Tudo isso contribui para a eficiência nos processos da sua empresa, essenciais para ser competitivo no mercado.

Outra vantagem competitiva está no tempo gasto com tarefas administrativas. Afinal, com o seu financeiro automatizado, sobram mais horas de trabalho para se dedicar ao resto do negócio. Você poderá focar em aprimorar os serviços e investir em estratégias de venda, tudo para colocar sua empresa em destaque e aumentar seu lucro no final do mês. É um resultado para o qual vale a pena qualquer investimento.

Gostou do artigo? Ele respondeu todas as suas dúvidas sobre o investimento do software de gestão? Inscreva seu e-mail e assine nosso blog para receber em primeira mão dicas e notícias sobre o mercado e como aprimorar sua gestão.