FLUXO DE CAIXA

30-mar-2014

Duas considerações importantes na utilização do relatório de fluxo de Caixa:

 

1: Existe a opção “Considerar Ordens de Serviços não faturadas”. Quando marcado esta opção o sistema solicita uma quantidade de dias a considerar a partir da abertura da Ordem que teoricamente o dinheiro vai entrar para a Empresa. Isto é útil para ter apenas uma Ideia de com o resultado será afetado se considerado o não faturado ainda.

 

2: Previsão de Faturamento Anual: Para que seja possível ter este resultado, é necessário o seguinte:

a) Lançar tudo o que tem que ser pago com referência até dezembro do ano corrente, inclusive férias, 13º salário, etc.

b) Lançar uma previsão de faturamento mensal. Use o conta a receber para fazer isto e lance uma conta a receber em nome da Empresa mesmo. Exemplo:

Se nos últimos 3 meses você faturou 50.000 então lance uma conta a receber mensalmente de 50.000 até dezembro do ano corrente. Se esta previsão alterar, então você altera esta previsão para os novos valores. No caso do mês corrente, você ajusta a previsão pelo menos uma vez por semana para não “furar” previsão do final do mês. O sistema permite fazer a alteração de todas as parcelas ao mesmo tempo de forma bem fácil.

Se você lançar tudo o que tem que pagar e lançar a previsão de faturamento mensal, você já poderá ter um resultado previsto antecipadamente e já poderá tomar algumas decisões.