Ajors Sign

SaaS: o que é e como funciona e as vantagens do software como serviço

A grande maioria das empresas usa algum tipo de programa de computador para gerir processos operacionais, administrar finanças ou, até mesmo, lidar diretamente com clientes. Neste cenário o Saas vem sendo utilizado por muitas empresas por oferecer muitas vantagens.

Estes softwares precisam dar conta da demanda imposta pelas necessidades do empreendimento e, de preferência, onerar o mínimo possível o orçamento do negócio. Para atender a esta oferta com menores custos e grande eficiência, os SaaS se consolidaram no mercado. Hoje atendem a uma infinidade de modelos empresariais.

Você sabe o que é um SaaS, como eles funcionam e as vantagens de implementar esta tecnologia em seu negócio? Então fique atento a este texto onde explicaremos tudo isso de maneira detalhada. Confira!

O que é um SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service (Software como serviço). É um programa virtual que pode ser para computador, ou até mesmo multiplataforma, rodando em tablets ou smartphones. A maioria dos programas é baseada em cloud (nuvem), mas também há exemplos de SaaS instalados no computador.

O grande diferencial do conceito do SaaS é que, nessa modalidade, o cliente não compra uma cópia ou licença do software. Mas, sim, ele assina um serviço completo.

Isso significa que a sua empresa conta com constantes atualizações, aprimoramentos e, principalmente, um suporte dedicado e especializado que atende ao cliente SaaS com rápida resolução de problemas.

Como funciona?

E, na prática, como funciona a contratação de um SaaS? É simples. O cliente entra em contato com um consultor ou solicita uma demonstração no site da empresa. Testa o produto e vê se ele é adequado às suas necessidades. Se sim, faz-se uma proposta e o cliente escolhe um plano para contratar.

Depois, a empresa responsável pelo SaaS faz uma análise das características do cliente. Se necessário, customiza a sua solução para atender exatamente às demandas daquele caso. Os dados do cliente são implantados na plataforma e o SaaS já pode operar.

Em alguns casos, a empresa ainda oferece consultoria especializada exclusiva, além do suporte dedicado a manter o serviço em pleno funcionamento. A equipe de funcionários do cliente também é treinada para utilizar o produto da maneira correta.

Vantagens

O SaaS é uma tendência no mercado. Até mesmo empresas tradicionais da venda de softwares, como os caríssimos programas de edição de vídeo e foto, estão transferindo seu modelo de negócio para um serviço, e não mais uma compra de licença. Com custos reduzidos e menos burocracia, quem sai ganhando é o cliente.

Outra vantagem  é a sua flexibilidade de contratação. A sua empresa tem acesso a vários planos que se encaixam nas necessidades operacionais e no orçamento disponível para investir em tecnologia. Já não é mais preciso gastar uma fortuna para ter um software de qualidade.

Atualizações, backups, segurança, implementações, custos reduzidos e alta eficiência são as principais vantagens deste modelo de contratação para o seu negócio.

Este assunto é relevante para você? Quer receber nossos posts sobre mercado? Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!