Como é que meu concorrente consegue vender a um preço tão baixo?

13-ago-2018

Um dos fatores que mais influenciam na competitividade do mercado são os preços praticados. Muitas vezes o seu concorrente pode oferecer o mesmo produto ou serviço quase pela metade do preço, ou até menos. Há fatores que justificam essa diferença, e você deve ter cuidado para não cair na armadilha de baixar os valores e sair no prejuízo. Neste artigo, saiba como eles conseguem manter um preço tão competitivo sem perderem os lucros, e confira dicas para você fazer o mesmo.

Rede de parceiros

Normalmente as grandes corporações conseguem os maiores descontos pela quantidade de produtos adquiridas do fornecedor, e essa é uma lição que você pode aprender com elas: Nem todos os seus concorrentes são competidores. Você pode fechar parcerias com empresas do setor e fazer pedidos em maior volume. Isso reduz o custo de transporte para todas as que fazem parte da rede, além de ser possível conseguir descontos junto aos fornecedores.

Escolha de distribuidoras

Quando os fornecedores trabalham através de distribuidores regionais, principalmente se o produto é importado, pode haver variações no custo. Tal fato se deve pelas empresas contratadas terem diferentes estruturas, métodos de organização e formas de cobrança.

Pesquisar é sempre a chave para adquirir produtos pelo menor preço. Custos menores significam a possibilidade de baixar o valor final.

Métodos de gestão

O valor que será repassado ao cliente é proporcional ao lucro que se deseja obter. Tal lucro pode ser reinvestido para ampliar a companhia, seja através de estratégias de marketing ou melhorias na sua estrutura.

Evitar gastos desnecessários é uma maneira de poder utilizar o seu dinheiro da melhor maneira possível. E sim, esse é um fator que influencia no preço dos produtos. Quando a empresa passa por dificuldades financeiras ela tem duas alternativas: ou repassa ao consumidor, ou irá perder dinheiro. Aumentar o valor final do produto é uma das melhores maneiras de perder clientes.

Utilizando softwares de gestão é possível centralizar todas as informações em uma única interface simples e intuitiva. Isso ajuda a rastrear os gastos, registrar entradas e saídas, além de informar a localização de cada centavo na empresa. Companhias que se organizam financeiramente possuem chances muito reduzidas de perder dinheiro simplesmente por má gestão.

Estrutura da empresa

Empresas enxutas, que contam apenas com o número de funcionários necessários para desempenhar seu máximo potencial, normalmente reduzem custos. Com o auxílio da boa gestão, mesmo uma equipe pequena pode ter a sua produtividade aumentada, utilizando o tempo disponível da melhor maneira possível. Por consequência, aumentando a renda sem demandar investimentos.

Programas financeiros e gerenciais são capazes de reduzir erros, e isso é incrível. São justamente essas falhas que prejudicam a produtividade, fazendo a empresa necessitar de mais recursos e perder tempo para corrigi-las.

Com a gestão certa, escolha correta de distribuidores e um bom planejamento, é possível reduzir o preço final sem prejudicar os lucros. Os seus clientes ficarão satisfeitos e a sua empresa se manterá competitiva no mercado.

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