A contratação de um colaborador é um importante momento na empresa. Dessa forma é preciso que os gestores entendam quais métodos contribuem para a seleção. Assim, muitos empresários se questionam: como contratar um colaborar certo para a minha empresa?
Há formas contundentes de encontrar bons talentos e, assim, trazer melhor resultado para o negócio. Todavia, ignorar esses aspectos pode gerar o que é conhecido como turnover: a alta rotatividade de funcionários dentro de um empreendimento. Nesse artigo trazemos 7 dicas para contratar um colaborador certo para a empresa.
1. Delimite o perfil que procura
Antes mesmo de qualquer contato com o futuro colaborador é necessário que você tenha em mente qual é o perfil que procura. Delimitar as características que busca no talento é imprescindível para não avaliar incorretamente um candidato promissor. Por fim, isso contribui em um fator indispensável: a análise do currículo e das competências do colaborador.
2. Processo seletivo
Uma ferramenta indispensável para quem deseja encontrar um colaborador ideal às políticas da empresa é o processo seletivo. Através de questionários e perguntas específicas é possível entender se ele está em sintonia com o seu negócio. Sobretudo, esse tipo de ferramenta ajuda em outro sentido: elimina grande parte dos candidatos incapacitados.
3. Autonomia
A tomada de decisões, respostas rápidas e capacidade de resolver problemas em curto espaço de tempo são características ímpares. Se você busca contratar um colaborador certo para a sua empresa, questione sobre quanto ele quer ganhar, o que pensa sobre assuntos do ofício e o que espera do mercado. Respostas rápidas e curtas demonstram autonomia – e uma boa promessa para seu negócio.
4. Escute os atuais colaboradores
Uma dica preciosa – e que muitos gestores não utilizam – é ter na própria equipe uma ótima ferramenta de avaliação. Chamar os colaboradores que estão na empresa para avaliarem os candidatos junto a você aumenta a margem de acerto. Isso porque os funcionários com “tempo de casa” já sabem quais atributos são necessários para a função. A sinergia entre gestor, RH e profissionais do setor que visa a contratação pode ser fundamental.
5. Olhe para a própria empresa
Muitas vezes a busca externa esconde os colaboradores certos: aqueles que já trabalham na empresa. Como dito acima, escutá-los pode contribuir no processo de seleção. E promover ou oferecer cargos mais qualificados é uma forma de valorizar os atuais colaboradores. Alguns, conhecendo a cultura da sua empresa, podem trazer resultados melhores que ‘especialistas’ de fora.
6. Entenda o perfil competidor/coletivo
É provável que haja cargos e funções que exijam dois tipos de profissionais: os competidores e coletivos. Em primeiro lugar, o competidor é aquele que aumenta a produtividade da empresa, sem sabotar seus colegas. Já o coletivo trabalha com a finalidade de compor a equipe de acordo com uma liderança focada. Entender o tipo de colaborador certo, nesse caso, é trazer a melhor opção para sua empresa.
7. Esqueça velhas fórmulas
Para que você acerte na decisão, esqueça as velhas fórmulas. Formação, especialidades, indicações e outras ferramentas são importantes. Mas, não devem ser critérios exclusivos para contratar um colaborador certo para a empresa. Como dito acima, há uma série de fatores a serem levados em conta. Aplicá-los, conjuntamente, é mais eficaz que o moroso processo de recrutamento “à moda antiga”.
Você, leitor: o que achou do texto? Gostaria de continuar recebendo novidades e conteúdos, além de dicas exclusivas, como essa? Assine nosso blog e tenha as melhores informações sobre o mercado!