Todo gestor precisa de ferramentas que tornem o seu trabalho, e consequentemente as atividades do seu negócio, mais eficientes. Da indústria à prestação de serviços, não há empresa que fuja a esta regra. O acompanhamento de métricas e números está entre os elementos que podem ajudar os empreendedores a melhorar os seus resultados. Contudo, é frequente que surja a dúvida natural: quais indicadores preciso acompanhar em minha empresa?
O KPI, sigla para Key Performance Indicator (Indicador chave de performance), trata destes itens-chave para acompanhar a performance da sua organização. O fato é que existem indicadores para diversas áreas de um negócio, como a financeira, estratégica ou operacional. O que se ganha ao mensurar as diferentes atividades empreendidas em um negócio é o embasamento para desenvolver metas funcionais. O que traz ao mesmo tempo valor tático e estratégico para os KPI.
Ou seja, falamos de elementos que alimentam o planejamento para a organização como um todo, assim como para áreas particulares. O objetivo último é analisar o desempenho da empresa para definir o melhor caminho a ser seguido no futuro. Em resumo, falamos de ferramentas de mensuração que são também um meio para o aprimoramento da gestão. Ainda assim, definir quais indicadores acompanhar é um desafio, sobretudo para as pequenas e médias empresas. Para ajudar neste processo apontamos alguns indicadores de importância certeira para diferentes tipos e tamanhos de negócios.
Quais indicadores preciso acompanhar na minha empresa: 5 categorias indispensáveis
• Indicadores de produtividade
Estes são KPI para analisar a relação entre aquilo que se produz, o tempo de trabalho e os recursos utilizados. Servem para avaliar colaboradores tomados de forma individual, ou para qualificar o resultado produtivo de equipes. Podem ser mensurados a partir da relação hora/colaborador ou hora/máquina a depender do tipo de empresa de que falamos.
Ex: Taxa de conversão de vendas. Esta é a razão entre o número de vendas e a quantidade de leads gerados.
• Indicadores de qualidade
Trata-se de um indicador relacionado à produtividade e também ao tópico de satisfação do cliente. Aqui relacionamos o volume alcançado pela produção total à ausência de defeitos no produto final. Em termos de serviços, trocamos as imperfeições por queixas de clientes e retrabalhos. As conclusões a que chegamos serão análogas, e para ambos os casos, profundamente imbricadas na satisfação do cliente.
Ex: Razão entre a produção total e a quantidade de produtos que não apresentam defeitos ou quaisquer desvios de conformidade.
• Indicadores de satisfação do cliente
Embora autoexplicativo este índice deve ser considerado com muito cuidado. Pois é através da coleta de feedback que a empresa descobre se está realmente oferecendo uma solução eficaz para as necessidades do cliente.
Ex: Net Promoter Score, ou NPS. A sigla que pode ser traduzida como “Nota média de indicação” lida com uma pergunta simples feita aos clientes. Esta: em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa para um amigo ou colega?
• Indicadores estratégicos
De todas as respostas sugeridas para a questão “Quais indicadores preciso acompanhar em minha empresa” esta é a mais indispensável. Afinal, indicadores estratégicos permitem verificar se projetos e atividades estão alinhados com os objetivos da empresa. Este KPI permite que gestores conheçam a distância entre o lugar em que estão e aquele em que querem chegar. São classificados como estratégicos os indicadores de lucratividade, retorno sobre investimento, e também rentabilidade.
Ex: Índice de retorno sobre o investimento (ROI). Relação entre o dinheiro ganho com um determinado investimento e o valor que se gastou para tanto.
• Indicadores de lucratividade
É a relação existente entre o lucro e o valor das vendas totais. Mensura-se com este indicador a lucratividade em um determinado período, ou até mesmo em cada transação efetuada pela empresa. Não deve ser confundido com a rentabilidade, que se refere à relação entre lucro e investimento.
Ex: Ticket Médio. Soma-se o valor total daquilo que foi vendido e divide-se pelo número de vendas ou clientes.
Saiba mais
Gostou destas dicas sobre quais indicadores acompanhar na sua empresa? Observando cada um dos tópicos mencionados o controle sobre o seu negócio será muito melhor. Quer mais dicas e novidades sobre o mercado? Então aproveite para assinar a newsletter, e receba em primeira mão as atualizações do nosso blog!