De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, cerca de 30% das empresas fecham as portas antes de completar dois anos no mercado. Isso se deve a vários fatores, desde a ineficiência da gestão até a falta de recursos para que possa operar. Confira algumas dicas para garantir a saúde financeira da sua empresa e evitar que ela tenha o mesmo destino.
Controle financeiro
Pode parecer óbvio, mas para muitos gestores não é. Ter o controle financeiro nada mais é que saber exatamente onde está aplicada a receita da empresa. Saber a hora de investir em determinados setores, qual é o momento de alocar recursos para aumentar a produção e saber quanto circula diariamente é essencial quando se pensa em manter o controle do orçamento.
A antecipação de recebíveis é uma alternativa muito tentadora para o empresário quando a empresa passa por um pequeno desequilíbrio ao longo de determinado período, mas isso pode ser um erro. O desequilíbrio financeiro ocorre quando é gasto mais do que se recebe e, no final do mês, a antecipação gera uma receita menor em caixa, o que pode prejudicar as chances de investimento.
Há sistemas no mercado que podem ajudar a manter o controle da área financeira da empresa. As vantagens de utilizar a tecnologia a seu favor são inúmeras. Confira como softwares podem ajudá-lo nessa jornada:
- Registros do orçamento: É possível saber exatamente quanto está disponível em caixa para ser investido, sendo atualizado em tempo real;
- Controle de prazos: O software emite alertas quando prazos de pagamentos, entregas ou entradas se aproximam;
- Coletam dados: Quanto mais informações você tem sobre a sua empresa, mais apto estará para tomar as decisões corretas. O software fornece, através de relatórios, as informações do fluxo de caixa futuro, facilitando a gestão;
- Emissão automática de documentos: Não é mais necessário contar com um departamento e funcionários especializados na área. O sistema emite boletos e notas fiscais com poucas pessoas envolvidas na atividade.
Otimize a tomada de decisões
Analise bem a situação financeira e estratégica da empresa. Considere qual é o melhor momento para investir em equipamentos à vista ou financiados. Normalmente seus custos são altos, e uma escolha tomada sem base em análises intensivas compromete o seu controle financeiro.
Nenhuma empresa se mantém no mercado quando as decisões não são tomadas a partir de dados reais. Manter um registro histórico de clientes, produtos vendidos e serviços prestados é uma das maneiras de se autoconhecer. As decisões que a gestão se ocupa são os caminhos que a empresa toma para garantir melhores resultados a curto e a longo prazo. Quando ela não conhece a si mesma e nem ao mercado, estará indo ao encontro de um futuro incerto.
A saúde financeira de um negócio só é garantida quando há informações e dados a serem consultados. Eles são úteis para descobrir os setores que mais requerem investimentos e quais são dispensáveis em determinados momentos.
Esse conteúdo foi útil para você e sua empresa? Assine o nosso newsletter no final da página e acompanhe as atualizações do blog. Manter-se informado sobre o mercado e técnicas gerenciais é a maneira mais efetiva de garantir a saúde financeira da sua companhia.