Neste artigo, vou explicar uma outra forma de gerenciar seus cartões de crédito ou débito, sejam para pagamento ou recebimento de contas. Abaixo, vou explicar os passos para administrar um cartão utilizado para pagamento e outro para recebimento.
CADASTRANDO CARTÃO DE PAGAMENTO:
1. Em financeiro/Instituição Financeira, cadastre uma instituição financeira do tipo “Adm. Cartão Crédito”. Exemplo: Mastercard
2. Em financeiro/Conta Bancária, cadastre uma nova conta bancária para a instituição financeira cadastrada no item anterior. Agencia e dígitos pode deixar com ZERO. No número da conta, informe os últimos 4 números do seu cartão. O tipo da conta é corrente.
3. A partir de agora, quando for fazer a baixa de uma conta a pagar, que foi paga com um cartão de crédito ou débito, você informa que o dinheiro saiu da conta em questão.
4. Para ver saldos e movimentos utilize as funções Financeiro/Movimento Conta Bancária e Relatórios/Movimento Conta Bancária.
5. Ok. Agora vem a parte triste, isto é, quando você precisa pagar a fatura do cartão.
6. Se você fez o pagamento via conta bancária, então você fará uma transferência da conta que saiu o dinheiro para a conta do cartão. Simples assim. Se fez o pagamento em dinheiro, então basta fazer uma transferência do caixa para a conta do cartão.
7. Caso tenha feito pagamento parcial, então você deverá registrar uma saída da conta do cartão com o valor que o cartão vai cobrar de juros e outras taxas pelo NÃO pagamento total da fatura. Neste caso, crie um tipo de movimento bancário específico e relacione o mesmo ao devido Plano de Contas de Despesa. Caso não tenha o valor exato deste custo, lance um valor previsto e quando vier a próxima fatura, faça o ajuste.
CADASTRANDO UM CARTÃO DE RECEBIMENTO:
1. O processo é parecido.
2. Em financeiro/Instituição Financeira, cadastre uma instituição financeira do tipo “Adm. Cartão Crédito”. Exemplo: Mastercard
3. Em financeiro/Conta Bancária, cadastre uma nova conta bancária para a instituição financeira cadastrada no item anterior. Agencia e dígitos pode deixar com ZERO. Se você tiver o seu número da conta ou contrato junto a administradora de cartão, pode utilizar este número, senão pode deixar 0. O tipo da conta é corrente.
4. Ok. Até aqui, cadastramos a Instituição Financeira e a conta.
5. A partir de agora, quando for RECEBER uma conta, que foi paga pelo cliente com um cartão de crédito ou débito, você informa que o dinheiro ENTROU para a conta em questão.
6. Para ver saldos e movimentos utilize as funções Financeiro/Movimento Conta Bancária e Relatórios/Movimento Conta Bancária.
7. Agora tem a parte boa!!! O Recebimento.
8. Quando a Instituição Financeiro repassar o dinheiro para uma conta sua, então você fará uma transferência da conta do cartão para a conta onde o dinheiro de fato foi depositado.
9. Para que você tenha o controle das perdas, lance uma saída na conta do cartão com o valor que a Instituição Financeira reteve pelos serviços prestados. Neste caso, crie um tipo de movimento bancário específico e relacione o mesmo ao devido Plano de Contas de Despesa.