São as vendas que impulsionam o seu negócio. Felizmente, ele está indo muito bem nesse aspecto, mas apesar disso, o lucro não é tão grande quanto deveria, ou quanto você espera. Muitas vezes, isso parte por conta de um problema de gestão financeira.
Afinal, gerenciar toda uma empresa é extremamente trabalhoso e entender tudo o que passa dentro dela é bem difícil, especialmente sem as ferramentas necessárias.
Felizmente, existem soluções que ajudam a deixar bem clara a situação financeira, de modo a diminuir possíveis despesas e cortar redundâncias. Uma delas é o DRE.
Essa sigla significa Demonstração de Resultado de Exercício e se refere a um processo interno extremamente importante.
Resumidamente, trata-se de um documento fiscal que é uma maneira de detalhar a formação do resultado líquido da despesa através de análises em cima das receitas, despesas e custos.
Ou seja, o DRE é capaz de esclarecer os custos e gastos operacionais e não-operacionais da sua empresa.
Por essa definição, já é bem claro a importância desta medida. Na contabilidade, ela é uma ferramenta que ajuda a deixar bem claro o status da saúde financeira de um negócio, analisando diversos parâmetros.
Esse tipo de solução é extremamente valiosa. Ela permite ter uma visão bem exata de tudo que acontece na empresa, já que a análise é feita em diversos parâmetros importantes. Com isso, o gestor pode tomar decisões muito mais precisas, após entender mais detalhadamente o fundamento financeiro real de seu negócio.
Como é feito e o que consta em um DRE?
O DRE é um documento legal, previsto por Lei e obrigatório. Por isso, sua estrutura é quase totalmente estabelecida e não pode ser alterada. São abordados alguns tópicos:
- Receita Operacional Bruta: A receita bruta é o produto das vendas ou dos serviços prestados
- Receita Líquida: A partir da anterior, são descontados os valores das devoluções, abatimentos, descontos e outros de modo a obter o resultado líquido.
- Lucro Bruto: A partir da receita, são descontados os valores gastos com o produto ou o serviço, para chegar no lucro bruto.
- Lucro Líquido: São diminuídas então, quaisquer outras despesas operacionais para chegar no Lucro, ou prejuízo, Líquido.
- Lucro Líquido de Exercício: Por fim, para chegar ao valor que é o objetivo central do DRE são subtraídos resultados não operacionais, como custos com os empregados e os próprios gestores.
Esse modelo é bem básico e ele pode ser adaptável ao que a sua empresa mais precisa.
De qualquer forma, esse caminho por toda a vida financeira da empresa deixa bem claro porque o DRE é tão valioso. Qualquer problema em alguma parte deste caminho revela onde irá ser necessário fazer mudanças para chegar no lucro potencial máximo.
Por isso, esse documento é extremamente relevante e muito importante para a saúde da sua empresa. Você pode aplicar diversas formas de análise como a Análise Vertical e a Análise Horizontal, calcular o Retorno Sobre as Vendas, a Margem de Lucro e alguns outros, para entender ainda mais como o seu negócio está se comportando.
E então? Gostou do conteúdo? Concorda que o DRE é muito importante? Esperamos que essas informações ajudem você a fazer ainda mais pela sua empresa. Se gostou, convidamos você a assinar o nosso conteúdo para continuar aprendendo muito mais sobre outros conceitos importantes.