Você tem uma empresa de comunicação visual e tem dúvidas sobre qual tipo de atividade ela se enquadra? Veja a seguir se o seu negócio pertence à área do comércio, serviço ou indústria.
O que caracteriza uma empresa de Comunicação Visual?
As empresas de comunicação visual realizam atividades como impressão digital, editoração, elaboração de banners, faixas, adesivos, painéis, etc. Este segmento cresce em ritmo acelerado ano após ano, devido a grande demanda por esse tipo de serviço. Cada vez mais empresas compreendem a importância de investir em marketing, o que afeta positivamente o setor da comunicação visual.
Os tipos de negócios das empresas de Comunicação Visual
Para saber em qual setor o seu negócio se enquadra, é preciso verificar o tipo de serviço que ela oferece.
Se a empresa realiza uma atividade na qual não há um produto a ser entregue, mas sim um serviço realizado por um profissional, ela é uma prestadora de serviços. Ou seja, a empresa realiza a venda de um trabalho executado pelo funcionário. Esse tipo de atividade também é chamado de produção por demanda.
Caso o estabelecimento produza algum produto a partir de matérias primas é enquadrado com uma indústria. Neste tipo de negócio, as atividades são caracterizadas pela transformação de um ou mais itens em um produto final. Para se encaixar no ramo do comércio a empresa precisa vender mercadorias para um consumidor final, seja na forma de atacado ou varejo.
Como saber onde minha empresa se enquadra?
Para simplificar, vamos dar um exemplo relacionado a uma empresa de comunicação visual que realiza atividades gráficas. Nesse caso, a empresa realiza um trabalho industrial quando há a transformação de matéria prima em uma mercadoria final. Por exemplo, insumos como papéis e tinta são transformados em um caderno, um livro, uma impressão digital.
Caso essa atividade gráfica seja realizada em uma escala menor, com a encomenda sendo feita de forma direta pelo consumidor, há um caso de prestação de serviço. Este tipo de trabalho é caracterizado principalmente pela venda de mão de obra.
Caso a empresa venda materiais como cadernos, agendas, embalagens está praticando atividades de comércio. Em alguns casos, a empresa de comunicação visual pode se enquadrar em dois ou mais segmentos, por isso, é preciso ter clareza de todas as atividades exercidas no estabelecimento.
Por que essa informação é importante?
Saber em que ramo sua empresa se encaixa é de extrema importância para adequá-la na tributação correta. É preciso verificar qual é a incidência do imposto, já que para algumas atividades se utiliza o ISS e em outras a há incidência do ICMS.
Se você tem dúvidas sobre o tipo de negócio que a sua empresa atua não se preocupe. Saiba que muitas pessoas que atuam neste segmento também têm dificuldade de fazer o enquadramento.
Para ajudar nessa classificação você pode consultar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que é utilizada para padronizar os códigos que descrevem as atividades de uma empresa. Basta você consultar as tabelas e verificar quais são as atividades primárias e secundárias do seu negócio. Caso tenha dúvidas sobre como fazer isso, contrate um contador de confiança.
Você se interessa por artigos relacionados a esse tema? Entre em contato conosco se quiser receber mais informações com esta.