Entender as necessidades do seu negócio é um fator fundamental para que as suas operações sejam alavancadas e proporcionem o aumento da sua efetividade. No entanto, uma empresa não vive isolada em seu ecossistema e, assim, necessita do relacionamento com outras organizações. As empresas fornecedoras de insumos e serviços essenciais para o funcionamento das suas operações são um exemplo dessa relação do tipo B2B (Business to Business).
Dessa forma, fica o questionamento: sua empresa necessita de um fornecedor de insumos e serviços ou de um parceiro?
Se esse é o seu questionamento, então, você está no lugar certo! Descubra agora mesmo neste post a resposta deste dilema.
A real percepção do seu negócio
Para iniciar o tema é importante entender qual a percepção que um fornecedor e um parceiro tem a respeito do seu negócio. Essa é a base da boa relação comercial entre as partes.
Um fornecedor tem a percepção, simplesmente, se o que ele oferece é o que sua empresa compraria. No entanto, um parceiro tem a percepção do entendimento de como o seu negócio funciona e o que deseja alcançar ao estabelecer uma parceria de colaboração.
Perceba que, um fornecedor tem a um horizonte limitado de percepção a respeito do seu negócio. No entanto, um parceiro tem o interesse em entender a sua empresa e criar o melhor para o seu empreendimento.
Objetivos de um fornecedor e de um parceiro
Talvez você imagine que os objetivos de um fornecedor sejam os mesmos objetivos de um parceiro, porém, isso não é uma verdade. Um fornecedor tem como principal meta vender o máximo de produtos ou serviços que puder, ou seja, seu objetivo são os números de vendas e não a satisfação das necessidades do seu público-alvo.
Ao contrário disso, um parceiro tem como principais objetivos a satisfação das necessidades do seu público-alvo, o entendimento das operações das empresas clientes e a prestação de um atendimento de excelência. A sua visão das vendas é um reflexo da qualidade nas parcerias celebradas (que inclui a sua empresa).
Perceba que um parceiro integra a sua empresa de forma em colaboração mútua, ao contrário de um fornecedor, que tem objetivos unilaterais.
Enquanto um fornecedor busca vender a maior quantidade possível para a sua empresa, sem se preocupar com as suas reais necessidades, um parceiro tem por objetivo entender o seu ciclo de consumo.
Um parceiro vai te proporcionar a adoção do conceito de Just in Time, que ao traduzir para a língua portuguesa quer dizer “na hora certa”, ou seja, o seu objetivo não é simplesmente vender, mas sim, entender quando a sua empresa vai necessitar de fornecimento e a quantidade ideal (sem excessos).
Uma empresa parceira busca desenvolver estratégias para ter disponibilidade de produtos e serviços sempre que a sua empresa necessitar, na hora exata que a área de suprimentos requisitar os insumos. Dessa forma, ocorrerá o uso inteligente do espaço físico, dos recursos financeiros e do entendimento das operações.
É inegável a conclusão de que a sua empresa necessita de um parceiro em detrimento de uma simples visão de um fornecedor, dado que, um parceiro busca entender os propósitos do seu negócio e criar meios de gerar valor agregado para o seu empreendimento em uma relação B2B.
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